Nossa
metodologia

O surgimento e a proliferação das redes de computadores, bem como dos recursos multimídia, são os principais responsáveis pela aprendizagem colaborativa, uma modalidade de ensino que pode alcançar melhores resultados, quando conta com o suporte da tecnologia da informação.

Contudo, ao lado dos recursos tecnológicos, devem ser adotadas estratégias pedagógicas que estimulem a participação interativa e colaborativa dos Alunos. Assim, o computador passa a privilegiar o aprendizado coletivo e social, e não apenas o indivíduo ou o conteúdo.

É neste contexto que são planejados e desenvolvidos os conteúdos (cursos) do e-CFCAnet, de forma que autonomia e colaboração sejam trabalhadas em benefício da aprendizagem.

Todos os processos de ensino dos cursos do e-CFCAnet levam a um resultado:

• o Aluno passa a ter prazer em aprender. Assim, o conteúdo estudado começa a fazer parte do cotidiano do profissional de tal forma que ele passa a aplicá-lo de forma espontânea. É sinal de que foram internalizados e de que o treinamento trará realmente efeitos positivos a toda a sociedade.

• além da metodologia de desenvolvimento de conteúdos para e-learning do GRUPO CRIAR, que dá aos Clientes a certeza de entrega do conteúdo correto no momento correto, alguns diferenciais agregam valores aos trabalhos da empresa.

• as ferramentas de análise de aproveitamento, bem como o Suporte Antecipado, os Grupos de Trabalho e as Discussões Dirigidas oferecidas no e-CFCAnet dão dinamismo e vida ao e-learning.

Método
IDGA Modular

O método IDGA Modular®, é o único método de ensino desenvolvido nacionalmente para a área de educação no trânsito. São atividades e sugestões testadas no campo de atuação do Instrutor, com respostas positivas aos anseios e busca de soluções a problemas, com respostas práticas e objetivas.

O método IDGA® é uma ferramenta de programação de aulas desenvolvida pelo Grupo AUTOTRAN® para facilitar o trabalho dos Diretores de Ensino, Instrutores e Monitores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Considerando as atuais características dos CFCs, apenas recentemente formados (que concentram quase a metade da frota nacional de veículos), considerando que os Instrutores teóricos foram formados recentemente pelas CRTs, provindo muito dos quais das autoescolas, cuja natureza de ensino difere radicalmente do ambiente de aulas teóricas, considerando ainda a assimetria existente entre as cinco disciplinas que compõe o curso de formação de condutores, a ser dado pelos CFCs, o GRUPO AUTOTRAN® criou e desenvolveu um método de programação simples, que enfatiza a modulação da estrutura e do fluxo de informações com forte apoio nos recursos audiovisuais e material didático.

A sigla IDGA® provém das iniciais de IMAGENS, DISCUSSÃO DIRIGIDA, GRUPOS DE TRABALHO e AVALIAÇÃO, referentes ao processo educativo, valorizando e otimizando as atividades e o tempo. No entanto, são fases que, aplicadas na sequência, definem o sentido e o conteúdo do fluxo e absorção de informações nas aulas de trânsito, facilitando muito o seu planejamento, preparação e ministração.

Veja as vantagens do
método IDGA®

• É centrado no Aluno;

• Aproveita melhor os recursos humanos e materiais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), melhorando sua produtividade;

• Perfeitamente ajustado ao material didático disponibilizado pelo GRUPO AUTOTRAN®;

• Permite formar o Condutor no menor tempo possível, com maiores chances de aprovação.

"Os métodos de ensino são ações do professor pelas quais se organizam nas atividades de ensino e dos Alunos para atingir objetivos do trabalho do docente em relação a um conteúdo específico."

J. C. Libâneo

O
Livro Eletrônico

O Livro Eletrônico permite que o Aluno/Condutor siga o sumário de acordo com a disciplina escolhida e a sequência de leitura.

Uma vez aberto o Livro Eletrônico, o Aluno/Condutor pode acessar o conteúdo programático do curso, de acordo com a sequência de leitura definida, realizando os exercícios determinados, e tendo aprovação nestes exercícios para seguir adiante.

Dicas:

• o e-CFCAnet recomenda que você dedique pelo menos três horas por dia para seu estudo, contudo poderão ser realizadas, no máximo, oito horas-aula por dia em dois períodos de quatro horas-aula ininterruptas, com intervalo mínimo de uma hora entre os períodos. Certamente você deve ter levado esta informação em consideração ao matricular-se neste curso, dispondo de algum tempo e também de responsabilidade.

• antes do início do curso, organize sua agenda diária e semanal, de modo a separar o tempo necessário para os estudos. Ao fazer isto, procure aproximar-se ao máximo da situação ideal: sugestão acima.

• se, no entanto, sua agenda semanal não lhe permite separar estas horas todos os dias, pense na possibilidade de utilizar algumas horas nos fins de semana. Por exemplo, duas horas por dia.