Frente parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de motos é lançada na Câmara dos Deputados

Frente parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de motos é lançada na Câmara dos Deputados

Frente parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de motos é lançada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados passou a ter uma Frente Parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de Veículos sobre Duas Rodas. O lançamento da frente marcou o inicio da Semana Nacional de Trânsito, que acontece dos dias 18 a 25 de setembro. O objetivo da frente é aprovar medidas que assegurem condições de segurança ao tráfego de veículos sobre duas rodas.

"Os números, hoje, em torno das motocicletas são muito ruins. Temos um compromisso com a sociedade de achar um caminho e dar uma solução para essa realidade. E a Frente Parlamentar vai nos ajudar nesta discussão mais ampla e efetiva”, disse o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Antonio Cláudio Portella Serra e Silva.

Além de medidas de segurança, a frente parlamentar irá promover ações para incentivar a consciência da sociedade sobre o trânsito seguro. Uma das propostas é a criação de faixas exclusivas para motocicletas, motonetas e ciclomotores em cidades com mais de 100 mil habitantes.

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), líder da frente parlamentar responsável pela iniciativa, explicou que os gastos do Governo Federal com auxílio doença e aposentadoria por invalidez chegam a aproximadamente R$ 6 bilhões, por ano, por imprudência e irresponsabilidade no trânsito. “Uma fortuna que faz falta em várias frentes para a sociedade. Nesta Semana Nacional de Trânsito não faltam tragédias que têm vitimado a juventude brasileira. É a segunda razão de morte dos jovens, depois da violência, é a motocicleta”, falou Beto Albuquerque.

O deputado Hugo Leal (PSC-RJ), autor da lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, acredita que a saída para a redução dos acidentes é “uma boa educação. A educação sempre será a base. Uma boa legislação, fiscalização e a efetiva punição dos envolvidos é o caminho para o nosso trânsito”.

 

Fonte: Ministério das Cidades