Departamentos de Trânsito receberão etilômetros

Durante a reunião do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde...

Departamentos de Trânsito receberão etilômetros


Durante a reunião do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito realizada nesta terça-feira (19) a Seguradora Líder Seguros - DPVAT, em nome de todas as seguradoras consorciadas, fez a doação de 108 etilômetros para a Associação Nacional dos Detrans (AND). A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização  (Fenaseg), João Elísio Ferraz de Campos. O presidente da Fenaseg, afirmou que o ato é uma forma de apoio ao cumprimento da lei 11.705. A presidente da AND, Mônica Melo, disse que cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) receberá quatro equipamentos para fiscalização.

A Fenaseg também entregou ao ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, uma placa em homenagem ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo Comitê. O ministro reiterou que o Comitê continuará trabalhando para auxiliar na melhoria do trânsito brasileiro. Marcio Fortes lembrou a importância da realização de campanhas educativas e anunciou que ainda este mês será realizada uma campanha em nível nacional sobre o uso de álcool no trânsito.

As diversas entidades representadas no Comitê fizeram uma primeira análise sobre os dois meses de vigência da Lei 11.705. O Deputado Hugo Leal lembrou a importância da mudança de comportamento da sociedade e ressaltou que a maior inovação da lei foi incorporar o assunto nas discussões do dia-a-dia. “O tema passou a ser um debate obrigatório em diversos ambientes” afirmou ele.

Em pesquisa realizada com doze Detrans, a AND constatou que entre os dias 20 de junho e 13 de agosto foram registradas cerca de 2.600 autuações referentes a condutores dirigindo sob influência de álcool. A presidente Mônica Melo afirmou que houve uma redução tanto do número de acidentes quanto do número de mortes e que é fundamental que sejam realizadas campanhas que auxiliem na conscientização da sociedade. Já o Ministério da Saúde sugeriu a criação de um observatório que possibilite a integração de diversos órgãos e promova o acompanhamento e avaliação dos impactos gerados pela Lei. O presidente do Comitê e diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, ressaltou a importância do trabalho de todos os órgãos e enfatizou que o papel da fiscalização é fundamental para que lei continue reduzindo os índices de acidentes.

Fonte: Denatran