Escolas receberão diretrizes nacionais da educação para o trânsito

Escolas receberão diretrizes nacionais da educação para o trânsito

Denatran começará a enviar as escolas de todo o país as orientações para os professores trabalharem o tema trânsito

A partir desta semana o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começa a enviar para as pré-escolas e instituições de ensino fundamental de todo o país as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Pré-Escola e no Ensino Fundamental. As Diretrizes foram definidas pelo Denatran e têm o objetivo de auxiliar os educadores na implementação da educação para o trânsito.

A partir das Diretrizes será possível que os educadores desenvolvam atividades que promovam, por exemplo, a importância de atitudes voltadas ao bem comum, à análise e à reflexão de comportamentos seguros no trânsito. “Mais do que o cumprimento da lei, acreditamos que por meio da educação será possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito e construir uma cultura de paz no espaço público. Isso porque a educação pra o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania” destacou o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva.

Nas Diretrizes os professores encontrarão fundamentos, princípios e procedimentos previstos nas bases legais que orientam o Sistema de Ensino da Educação Brasileira e o Sistema Nacional de Trânsito, além de conteúdos, sugestões de atividades e orientações didáticas.

 Fonte: Assessoria de Imprensa DENATRAN