Saiba qual é o novo procedimento para a emissão da CNH na Capital

Primeira habilitação, renovação ou adição de categoria? Saiba qual é o novo procedimento para a emissão da CNH na Capital

 

Com o objetivo de garantir mais transparência, segurança e agilidade nos processos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) implanta o novo sistema e-CNHsp na Capital paulista.

 

A partir de 19 de dezembro, todos os candidatos à primeira CNH, reabilitação de permissionário, renovação, adição ou mudança de categoria e transferência dentro do Estado de São Paulo, deverão primeiro realizar pré-cadastro pelo portal www.e-cnhsp.sp.gov.br para agendamento de coleta biométrica (registro das impressões digitais, assinatura digital e foto) e apresentação da documentação. O procedimento poderá ser realizado em uma das unidades de atendimento do Detran.SP: Aricanduva, Interlagos e Armênia, ou nos postos Poupatempo, com os documentos listados abaixo.

 

Após o cumprimento dessas etapas, o cidadão estará apto a prosseguir com o processo tradicional: exames médicos, psicotécnicos e realização de aulas teóricas e práticas.

 

Mas atenção, o agendamento e a coleta biométrica não são necessários para solicitação da 2ª via da CNH.

 

É importante ressaltar que não há necessidade de agendamento do processo de renovação, exclusivamente, nos postos Poupatempo.

 

Os processos de transferência da CNH de outro Estado para São Paulo deverão ser agendados como renovação e os de Habilitação para Estrangeiros como primeira habilitação.

 

Passo a passo para realizar Primeira Habilitação, Renovação, Reabilitação, Adição ou Mudança de categoria:

 

1.  Fazer pré-cadastro no portal www.e-cnhsp.sp.gov.br e agendar procedimento de coleta biométrica e entrega da documentação em umas das unidades abaixo:

 

Unidade Aricanduva

Endereço: Av. Aricanduva nº 5555 (Autoshopping Aricanduva)

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 20h; sábados, das 8h às 14h.

 

Unidade Interlagos

Endereço: Av. Interlagos nº 2.225 (Shopping Interlar)

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 20h; sábados, das 8h às 14h.

 

Unidade Armênia

Endereço: Av. do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Postos Poupatempo

Lista completa disponível no site http://www.poupatempo.sp.gov.br/func_postos/index.asp

 

Atenção! Não é necessário fazer agendamento para a renovação da CNH nos postos Poupatempo.

 

2.  Documentos necessários para o procedimento nas unidades de atendimento:


•    Original e cópia do RG e CPF. O RG pode ser substituído por: documentos de identidade oficiais emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícias do Estado de São Paulo, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Passaporte ou documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe (exemplos: OAB, CRM, CREA);

 

o   O CPF pode ser o número impresso na própria identidade, o cartão ou a página impressa do site da Receita Federal;

 

•    Original e cópia do comprovante de endereço emitido no máximo há três meses, contendo nome e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro). São aceitos: contas de energia elétrica, água, telefone, IPTU, condomínio, contrato de locação e INSS (Comprovante do Instituto Nacional do Seguro Social).

 

o   Na falta de documento do solicitante, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos, mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de casamento ou escritura de união estável, certidão de nascimento);

 

OBS1: O agendamento e a coleta biométrica não são necessários para solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação.

 

OBS2: Processos de transferência da Carteira Nacional de Habilitação de outro Estado para São Paulo deverão ser agendados como renovação e os de Habilitação para Estrangeiros como primeira habilitação.

 

OBS3: Não é necessário fazer agendamento para a renovação da CNH nos postos Poupatempo.

 

OBS4: O cadastro para transferência dentro do Estado de São Paulo deve ser preenchido como Renovação, CNH para estrangeiro preenchido como 1ª habilitação e condutor cassado preenchido como Renovação.

 

3.       Em caso de dúvidas:

Portal: www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP: (11) 3322-3333

 

Fonte: DETRAN-SP