CONTRAN poderá proibir o uso de engate fixo em automóveis

A Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) desenvolve estudos com a finalidade de sugerir ao CONTRAN...

CONTRAN poderá proibir o uso de engate fixo em automóveis


A Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) desenvolve estudos com a finalidade de sugerir ao CONTRAN a proibição do uso do engate fixo para reboque de veículos. O principal objetivo é regulamentar o uso do engate para que ele possa ser empregado para a finalidade de reboque.
O engate não é um equipamento de segurança como muitos acreditam. O uso inadequado desse dispositivo o torna um acessório capaz de aumentar as conseqüências resultantes de uma colisão, além de representar um risco adicional em acidentes com pedestres. Deve prevalecer o uso do engate removível ou retrátil.
Com a regulamentação do dispositivo os fabricantes, importadores e instaladores deverão inserir na estrutura do dispositivo uma plaqueta inviolável com a identificação do fabricante (razão social e CNPJ), a capacidade de tração e o modelo de veículo ao qual o engate se destina. O estudo encontra-se em fase final e após conclusão será encaminhado ao CONTRAN para deliberação.

Fonte: Assessoria de imprensa DENATRAN