DETRAN-SP INAUGURA CIDADE MIRIM

Projeto educacional ensina comportamento no trânsito para crianças de 4 a 11 anos

DETRAN-SP INAUGURA CIDADE MIRIM

Projeto educacional ensina comportamento no trânsito para crianças de 4 a 11 anos

Trânsito virou brincadeira de criança no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O novo espaço da criançada é a Cidade Mirim. Projeto criado para formar os futuros motoristas de São Paulo, a Cidade Mirim foi construída em área de mil metros quadrados.

Diariamente, o Detran-mirim vai receber 500 visitantes de 4 a 11 anos. A inauguração foi feita ontem, 18 de setembro de 2006, no estacionamento do Detran-SP, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, em frente ao Parque do Ibirapuera, Zona Sul

A Cidade Mirim foi construída em área de mil metros quadrados. O principal objetivo do Detran-SP é promover a educação e a cidadania no trânsito. “Estamos preparando os futuros motoristas e formadores de opinião, promovendo a cidadania e a paz no trânsito”, disse o diretor do Detran-SP, delegado Ivaney Cayres de Souza.

O projeto, instalado na área do estacionamento do prédio, foi possível graças à modernização dos serviços do Detran-SP. O espaço, anteriormente usado para arquivo de pastas de documentos, foi liberado depois da digitalização da documentação.

Com esse novo espaço educativo, o Detran-SP reforça o compromisso com a redução do índice de acidentes no trânsito. “A vida dos nossos filhos é muito importante”, lembrou Ivaney. “Por isso, voltamos nossa atenção para a juventude, principalmente para as crianças, ensinando para reduzir o número de mortes no trânsito”, afirmou.

O novo programa educacional para a molecada é diversão garantida. As crianças poderão transitar na pista de 90 metros de comprimento com 24 carrinhos elétricos, 30 triciclos e 60 bicicletas. O circuito conta com quatro faróis, placas de sinalização e faixas de pedestre.

Mas não é só. Vinte e quatro computadores foram instalados em uma sala para jogos. Em outra sala, um mini-auditório, profissionais capacitados farão palestras para conscientizar os alunos sobre a importância do respeito ao próximo e às leis do trânsito.

O coordenador do projeto, o delegado José Brandini Júnior, assistente da diretoria do Detran-SP, destacou a importância do projeto na formação dos futuros motoristas. “A criança aprende de forma divertida”, falou. “Ela se conscientiza e fiscaliza os pais para que eles também sejam bons motoristas.”

O símbolo desse projeto idealizado pelo Detran-SP é o personagem Super-Apitinho. Figura simpática, em forma de apito, esse super-herói virou tema de filme e gibi. No vídeo, ele sobrevoa sobre a cidade, mostrando o que não se deve fazer no trânsito.

Os exemplos de desrespeito são muitos. O Super-Apitinho mostra motoristas transportando crianças no banco da frente, sem cinto de segurança ou falando no celular. Não avançar a faixa de pedestres é outro alerta do personagem. Inicialmente, 12 mil cópias do CD e da cartinha com historinhas serão distribuídas no kit-Cidade Mirim.

Todo o material também estará disponível na internet, através do Web site do Detran-SP, o www.detran.sp.gov.br. As escolas devem agendar as visitas através do e-mail da Cidade Mirim é o cidademirim@detran.sp.gov.br. A cidade funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Fonte:
Assessoria de Imprensa DETRAN-SP