Rondônia se integra ao RENAINF

Registro Nacional de Infrações já reúne 26 unidades da Federação. São quase 8 milhões de multas já registradas

Rondônia se integra ao RENAINF


Registro Nacional de Infrações já reúne 26 unidades da Federação. São quase 8 milhões de multas já registradas

A partir dessa segunda-feira (17/12) o estado de Rondônia passou a fazer parte do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF). Rondônia é a 26° Unidade da Federação a integrar o sistema, apenas Tocantins não faz parte. Além dos Departamentos Estaduais de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também integram o registro.

O RENAINF, coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), permite aos órgãos integrados aplicar multas a partir das placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação.  Implantado em 2004, o sistema já registrou, até 01 de dezembro deste ano, 7.821.907 infrações, somando mais de R$ 1 bilhão.

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal é o órgão que registrou o maior número de infrações, um total 41,13%. São Paulo é o estado que mais tem recebido motoristas infratores, totalizando 28,44% das infrações registradas pelo sistema desde 2004. O Rio de Janeiro com 5,56% das autuações feitas aparece em segundo lugar, seguido pelo Paraná, 4,74%, Goiás, 4,58% e Rio Grande do Sul com 2,93%.

Já os veículos licenciados no Paraná estão entre os que mais cometem infrações em outros estados, representando um total de 19,33%. O Paraná é seguido pelos estados de Minas Gerais (15,42%) São Paulo (15,94%), Santa Catarina (8,24%) e Rio de Janeiro (6,16%). Antes deste sistema os motoristas que cometiam infrações fora do estado de emplacamento do veículo ficavam impunes. A meta é que até o fim deste mês o Estado de Tocantins esteja integrado ao sistema.

Fonte: Assessoria de Imprensa DENATRAN