Detran-SP alerta para e-mail falso com informações sobre prazo de renovação de CNH

O DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito) alerta os condutores sobre a circulação...

Detran-SP alerta para e-mail falso com informações sobre prazo de renovação de CNH


O DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito) alerta os condutores sobre a circulação de um e-mail com informações erradas sobre o prazo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De acordo com o e-mail, quem não renovar o documento em até 30 dias depois de sua data de vencimento, deverá refazer todo o processo de habilitação.

Informamos que, até o momento, não houve nenhuma alteração na legislação sobre o processo de renovação da CNH. Não existe prazo máximo para a renovação da carteira.

Esclarecemos que o prazo para a renovação da CNH, depois de vencida, é de 30 dias. Quem não renovar a CNH no prazo determinado pela legislação de trânsito estará infringindo o art. 161, do Código de Trânsito Brasileiro. Se o condutor nessa situação for pego em uma fiscalização de trânsito terá sua carteira apreendida, receberá uma multa gravíssima (R$ 191,54), 7 pontos na carteira e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. As informações do e-mail estão gerando confusão entre os condutores.

Confira o conteúdo falso da mensagem

“Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de São Paulo no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames”.

Fonte: DETRAN/SP