DETRAN/PR anuncia que a formação de novos condutores pode começar no Ensino Médio

O Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN – PR) espera que a partir deste ano,...

DETRAN/PR anuncia que a formação de novos condutores pode começar no Ensino Médio


O Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN – PR) espera que a partir deste ano, os jovens possam ingressar com o processo para obtenção da carteira de motorista (CNH) já no Ensino Médio. Desta forma, eles não precisarão realizar as aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores.

A idéia deste projeto é que as escolas públicas e particulares do Ensino Médio passem a lecionar as disciplinas de formação teórica-técnica no processo de formação de condutores, como atividade extracurricular. Assim, qualquer aluno com 18 anos que tenha freqüentado o curso, pode dar início ao processo da primeira habilitação.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN/PR, Maria Helena Mattos, a implantação do novo sistema depende somente de algumas definições junto às escolas.

“Estamos nos reunindo com os representantes das escolas públicas, Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) e planejando como o curso será oferecido, pois alguns pontos dependem de ajustes que vão desde a infra-estrutura das escolas até a formação dos professores que, a princípio, deve ser feita pelo DETRAN”, explicou.

Essa inclusão do curso teórico técnico de trânsito nas grades de disciplinas das escolas já é prevista na Resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e o Paraná poderá ser um dos primeiros estados a implantá-la.

Se este projeto entrar em vigor, os candidatos a primeira habilitação terão um curso entre noventa e cento e vinte horas teóricas, que poderão ser distribuídas igualmente durante os três anos do Ensino Médio, ou durante os últimos dois anos.

Na carga horária da nova disciplina estão previstas entre doze e trinta e seis horas de Legislação de Trânsito; entre oito e vinte e quatro horas de direção defensiva; entre quatro e doze horas de noções de primeiros socorros; entre quatro e doze horas de noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito; e entre duas e seis horas de noções sobre o funcionamento de veículo de duas e quatro rodas.

“A vantagem não vai ser somente para o aluno, mas para toda a sociedade, pois teremos um motorista mais preparado circulando pelas nossas ruas”, declarou o diretor geral do DETRAN/PR, coronel David Antonio Pancotti.